Conheço muitas pessoas que são viciadas em café, café com leite, café expresso, e por aí vai...
Mas eu acredito que a maioria das pessoas que consomem o café, não imaginam o trabalho que há por trás do delicioso café que tomamos para começar bem o dia.
A produção de café na fazenda Tozan, atualmente, é feita em sua maioria por máquinas, os tipos de café cultivados são o café arábica e robusta.
Para a planta crescer é preciso paciência, pois a planta em seu primeiro plantio, demora muito para crescer, depois vem a primeira florada, para depois virem os frutos. O fruto do café é colhido e depois vem a limpeza, que, na Fazenda Tozan, é realizada por máquinas, mas antigamente era realizada manualmente, e consiste em separar os grãos das folhagens e sujeiras que vieram junto com o fruto do café.
Pequenos pés de café - Fazenda Tozan - 2015
Foto: Ricardo C. do Lago
Após a limpeza do fruto vem o beneficiamento deste, que é a separação dos grãos que estão bons e dos que não estão. Depois vem a secagem do café, que consiste em deixar o fruto ao sol para ele secar. Também tem a torra do café, que, como o próprio nome diz, ocorre quando o café é torrado, mas eles não torram o café na fazenda.
A maioria das levas de café produzidas na fazenda são exportadas para o Japão. Achei super interessante a loja da fazenda, e o pessoal de lá nos recebeu super bem. Gostei muito de visitar e, na minha opinião, foi o melhor lugar que visitamos no estudo do meio.
Gustavo H. Caldeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário