O Museu Tecnológico Ferroviário de Paranapiacaba é um local muito interessante, que mostra os três sistemas de transporte ferroviário desenvolvidos a partir de 1867 com o objetivo de subir e descer a Serra do Mar, superando os 800 metros de desnível que separavam as fazendas de café do interior de São Paulo do Porto de Santos, que se localiza na Baixada Santista. Esses três sistemas de transporte são: Sistema Funicular ou Serra Velha, Sistema Funicular ou Serra Nova e o Sistema Cremalheira-Aderência.
SISTEMA FUNICULAR - SERRA VELHA
A Serra Velha tinha um funcionamento mais simples, usando o sistema de contra peso com vagões carregados de água. Havia um cabo de aço que tinha duas pontas, sendo que um trem subia e outro descia. Os cabos eram movimentados por quatro máquinas grandes.
SISTEMA FUNICULAR - SERRA NOVA
A Serra Nova tinha o funcionamento mais complexo, lembrando uma espécie de relógio com cinco máquinas. O cabo que existe na Serra Velha é um pouco diferente, sendo uma correia em vez de um cabo, onde os trens engatam nela e se moviam. Esse era o método mais fácil, pois os trens podiam engatar e desengatar, além do benefício de não usar peso nas locomotivas.
SISTEMA CREMALHEIRA ADERÊNCIA
Esse sistema também era bem simples, existia três trilhos sendo um ficando no meio dos dois trilhos.O objetivo desse terceiro trilho era poder encaixar na engrenagem que possuía os dentes que encaixavam nessas cremalheiras, esse sistema é bem seguro e simples.
Roda do sistema funicular - Museu Tecnológico Ferroviário - Paranapiacaba - 2015 Foto: Josenilton A. de Franca |
Nenhum comentário:
Postar um comentário