A produção do café

             Hoje em dia, o café é um dos maiores produtos agrícolas do Brasil. Porém, nem todos nós, que somos brasileiros, sabemos como é produzida essa mercadoria. Então nesse texto vamos contar como ela é feita em nosso território.

1 - Plantio
2 - Florada e colheita
3 - Limpeza, despolpamento e secagem
4 - Classificação, torra e blend
5 - Moagem e embalagem



1.PLANTIO

             Primeiramente, é feito o preparo da terra e o café é plantado por meio de mudas e sementes. No Brasil, é comum o plantio ser feito em setembro, pois é considerado um mês bom para isso. Inicialmente, o café era plantado por sementes, cavando sulcos paralelos onde se colocavam as sementes com a distância de 10 a 15 centímetros. Então, a muda criada era transplantada e colocada na terra assim como é hoje em dia. Durante o crescimento, a planta deve receber cuidados especiais, sendo irrigada, adubada e protegida contra pragas e ervas daninhas.
            As mudas são plantadas em pedaços de terras chamados talhões. Em cada um deles há uma placa indicando dados como: nome do talhão, variedade do café, espaçamento dos pés, área, total de pés, ano do plantio e altitude.

Plantação de café - Fazenda Tozan - Campinas - 2015
Foto: Ricardo  C. do Lago






                                                               Para voltar para o início clique aqui.


 2.FLORADA E COLHEITA

             Depois de três anos, acontece a primeira florada. Do sexto ao oitavo ano, a planta rende a maior quantidade de grãos (5 a 8 quilos de café beneficiado por pé) e continua produzindo por até quarenta anos. Depois, as plantas alternam anualmente entre uma safra boa e uma não, pois os frutos surgem em substituição às folhas. A falta delas prejudica a planta, então, no ano seguinte, ela coloca em primeiro plano a reconstituição das suas folhas.
              No quarto ano, acontece a primeira colheita. De maio a agosto acontece a colheita dos frutos. Antigamente, as chamadas "cerejas" eram colhidas uma a uma ou por derriça, que consiste em correr a mão pelos galhos e deixar os grãos caírem em lonas que são colocadas em baixo dos pés de café. Porém, atualmente, é mais comum acontecer a coleta mecanizada, porque, por ser feita por máquinas, a colheita acaba saindo mais barata e mais rápida. Quando ainda existia escravidão no Brasil, esse era um dos momentos mais rígidos e árduos, pois os feitores ficavam vigiando os escravos, que trabalhavam o dia inteiro e não podiam deixar cair um grão sequer, pois este não poderia ser mais aproveitado.
             Desde antigamente, após a colheita, ocorre a abanação do café, que consiste em colocar uma parte do café em uma peneira, jogar para o alto e pegar de novo com a peneira. Isso era feito para retirar folhas e outras impurezas dentre os grãos colhidos.

Clique aqui para ver um vídeo sobre a colheita manual do café e a abanação.

Fazenda Tozan - Campinas - 2015 - Pé de café com os frutos
Foto: Ricardo C. do Lago

                                                               Para voltar para o início clique aqui.


3. LIMPEZA, DESPOLPAMENTO E SECAGEM

             Após a colheita, as impurezas são retiradas, os grão de café são lavados na água e eles vão para uma esteira onde um ventilador os limpa melhor. Depois, são tiradas as suas polpas e são colocados de novo na água para fazer a sua separação. Os grãos secos boiam, enquanto os verdes e os maduros afundam. Após isso, vão eles, separadamente, para um lugar onde são apertados e soltam a casca.
             Então são levados, separados em faixas, para o terreiro onde são secos pelo sol. A noite eles são amontoados e cobertos para os proteger do orvalho. Na manhã seguinte os grãos são espalhados novamente pelos trabalhadores com uma espécie de rodo. Hoje em dia, para terminar o processo de secagem, os grãos vão para uma máquina, onde ficam por mais dois dias.
             Depois eles são armazenados na tulha, um tipo de galpão, onde os grãos ficam em sacos grandes.

Máquina onde acontece a limpeza e o despolpamento do café - Fazenda Tozan - Campinas - 2015
Foto: Ricardo C. do Lago




                                                               Para voltar para o início clique aqui.


4.CLASSIFICAÇÃO, TORRA E BLEND

             Retirados do galpão, os grãos de café são classificados pelo tamanho. Depois eles são torrados a temperaturas que variam entre 180°C e 240°C e ficam cerca de 4 a 12 minutos neste processo.
             Então, em alguns lugares, acontece o blend, que consiste em mesclar diferentes grãos de café para combinar suas diferentes qualidades e resultar em um saboroso café.  Essas mesclagens são coordenadas por especialistas que provam o aroma e a qualidade dos cafés discriminando como: ácido, doce, amargo, azedo, forte, fraco, delicado, suave...
             Em épocas de maior produção, esses provadores experimentam milhares de cafés por dia. Sempre experimentam o café já pronto que está em copos especiais em uma mesa, normalmente, giratória para facilitar o trabalho. Uma parte importante é cuspir fora o que fora provado.

6º Campeonato Brasileiro de "Cup Tasters" - Varginha - 2013 - Café que irão ser provados
Foto: Hugo Cordeiro

                                                               Para voltar para o início clique aqui.


5.MOAGEM E EMBALAGEM

             Por fim, o café é moído e classificado por especialistas e máquinas que o avalia. Finalmente, ele é embalado por uma máquina responsável que coloca o pó em pacotes. Se o café for embalado a vácuo, sua embalagem fica comprimida e deve passar por uma pré-selagem.
             Embalado, o café é transportado para o seu local de consumo e de venda.

                                                               Para voltar para o início clique aqui.

FONTES:
http://www.terra.com.br/culinaria/infograficos/producao-café-pilao/
http://www.rp1.com.br/grupo-3coracoes-mostra-o-processo-de-producao-do-cafe-em-14-passos/


Ricardo C. do Lago
Paloma Miley
Maria Eduarda 

3 comentários:

  1. Gente,
    Fiquei em dúvida sobre a "legibilidade" da fonte azul... Eu não sei se é porque estou usando um notebook, mas estou achando um pouco difícil ler o que está escrito em azul... Talvez seja o caso de aumentar um pouco o tamanho da fonte ou experimentar outra cor, que dê um contraste melhor com o fundo, facilitando a leitura... Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já mudei. Gostaria que verificasse se ficou melhor.
      Abraço

      Excluir
  2. Muito interessante! Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir