Em 1531, chegou ao Brasil a expedição de
Martim Afonso de Souza, que teve a ideia de transferir o porto da baía de
Santos para o seu interior. Porém, a inauguração do Porto de Santos foi apenas em 2
de Fevereiro de 1892. Nesse meio tempo, o Porto ficou em padrões estáveis, com o mínimo de mecanização e muita exigência de trabalho físico.
Em 1867, a São Paulo Railway implantou a
ferrovia que ligava a baixada santista com o planalto. Nessa época, a
plantação do café se estendera bastante, o que pressionava as autoridades para a
necessidade de ampliação e modernização das instalações portuárias.
Em 1888, um grupo liberado pelo Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle foi
autorizado a construir e explorar por 39 anos, depois ampliado para
90 anos, o Porto de Santos, com base em projeto do engenheiro Sabóia
e Silva. Com o tempo, eles
constituíram a empresa Gaffrée, Guinle
& Cia. que, com o passar do tempo, foi se transformando, até virar
Companhia Docas de Santos. Em 1980, terminado o período
legal de concessão da exploração do porto por essa companhia, o Governo Federal criou a Companhia Docas do Estado de S.
Paulo-Codesp.
O Porto já movimentou mais de l bilhão
de toneladas de cargas diversas desde 1892 até hoje e, em 2013, superou a marca dos 114 milhões de toneladas
movimentadas.
Hoje em dia, nos seus 14 km de extensão, o porto exporta líquidos, pellets de laranja, soja, açúcar, fertilizantes, ervilha, milho, laranja, carro, sal, combustíveis, entre outras coisas. Essas mercadorias chegam de trem e/ou caminhão, ficam alojadas no porto, principalmente em silos, armazéns ou conteiners até serem embarcadas nos navios, onde ficam no porão ou nos próprios conteiners.
Fora os navios de exportação, o porto também tem balsas, escunas, rebocadores, barcos para pesca e navios de cabotagem. Também tem guindastes, esteiras e rampas para colocar as mercadorias nos navios.
Eu gostei muito de andar de escuna, por conta do modo como o barco é organizado, e percebi como as dimensões no porto são muito grandes. No canal que percorremos, a água era calma, mas o movimento não. O porto tem 7.765.100 m² e uma importância incontável para a história do Brasil.
Nossa escuna e a vista do Canal do Porto - Santos - 2015 Foto: Josenilton A. de Franca |
Ricardo C. do Lago
Fontes:
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